Está na pauta da sessão desta terça-feira (9) projeto de lei da vereadora Simone Bellini (Republicanos) que institui em Valinhos uma Política Municipal de Segurança Hídrica e Gestão das Águas. O objetivo é criar ações de acompanhamento de todas as políticas, programas, iniciativas e projetos voltados à preservação, conservação e demais cuidados com a água na cidade.
De acordo com o projeto, a promoção da segurança hídrica deverá se apoiar em políticas de saneamento, de modo a garantir o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos e demais resíduos; políticas de revitalização e preservação de córregos e nascentes; políticas de defesa civil; e ações que garantam a qualidade da água para consumo e diminua os impactos dos empreendimentos imobiliários sobre os recursos hídricos.
Outro projeto que está na pauta é o que inclui na grade de ensino das escolas municipais conceitos sobre os riscos do mundo digital. A proposta, de autoria da vereadora Mônica Morandi (MDB), pretende ensinar os alunos sobre fake news, crimes cibernéticos, superexposição e reputação online.
Também deve ser votado projeto do vereador Franklin (PSDB) que pretende instituir no Calendário Oficial de Eventos do Município uma data para celebrar e valorizar o trabalho dos patrulheiros da cidade. De acordo com o projeto, em todo dia 5 de novembro seria comemorado o Dia Municipal do Patrulheiro de Valinhos. Nessa data seriam desenvolvidas e incentivadas ações educativas por meio de eventos, palestras, seminários e conferências, com a atuação e participação do Poder Público, de instituições e de autoridades em geral.
A pauta completa da sessão pode ser conferida aqui.
A sessão começa às 18h30 e tem transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 9 da Vivo), pela TV VV8 (canal 8 da Claro), pelo Facebook e pelo Youtube.