Os vereadores aprovaram na sessão desta terça-feira (26) projeto de lei que inclui a carne de peixe entre os itens obrigatórios do cardápio da merenda escolar de Valinhos. A proposta, de autoria do vereador Tunico (DEM), diz que caberá à Secretaria da Educação fazer a mudança no cardápio, supervisionada pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar.
Em discurso na tribuna, Tunico destacou o alto valor nutricional do peixe, que é rico em proteínas, vitaminas e minerais. “A introdução do peixe no cardápio da criança e do adolescente contribui para o desenvolvimento saudável e integral, auxilia na formação do sistema nervoso e, segundo recomendações de especialistas, deve ser consumido ao menos duas vezes por semana”, afirmou.
O vereador lembrou que o peixe passa a ser mais uma opção no cardápio após a aprovação na Câmara do projeto da vereadora Simone Bellini (Republicanos) que proíbe a venda e a distribuição de alimentos ultraprocessados nas escolas. “Vamos torcer para que o Poder Executivo possa sancionar e colocar em prática o projeto”, concluiu.
O vereador Marcelo Yoshida (PT), que é professor, criticou a merenda escolar e enalteceu o projeto aprovado. “Tem dia que tem bolacha seca com uma caneca de leite, e isso é tratado como uma alimentação completa. Isso é um absurdo”, disse.
O projeto segue agora para sanção ou veto da prefeita Capitã Lucimara (PSD).
Covid-19
Na sessão, os vereadores também aprovaram dois projetos de lei de autoria do vereador Edinho Garcia (PTB). Um cria o drive-thru da vacina, prevendo a montagem de estrutura para vacinação exclusiva da Covid-19 no município, e outro obriga estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços a disponibilizarem recipientes com produtos para higienização das mãos de clientes, usuários e funcionários.