Conheça o Bom dia, vereador! Neste programa, a TV Câmara conversa com os parlamentares sobre a sua atuação no Legislativo e também sobre as bandeiras que eles se propõem a defender.
O convidado de hoje é o Professor Marcelo Yoshida (PT). Ele tem 35 anos, é formado em Direito e História e é professor na EMEB Dona Carolina de Oliveira Sigrit. Marcelo é o representante legal na Câmara Municipal do coletivo DiverCidade e também o único parlamentar de Valinhos a se identificar como LGBTQIA+.
Marcelo diz que a experiência dos LGBTs em Valinhos é marcada por muita violência. "Violência física, violência verbal, ou até mesmo violência dentro da própria família - a expulsão de casa, as dificuldades de relacionamento entre as famílias. E também, infelizmente, os casos de violência e de não recebimento de uma acolhida muito boa no próprio serviço público. Infelizmente, não temos tantos espaços e uma acolhida muito adequada dessa população aqui".
Entrevista gravada em 02/07/2021.
PERGUNTAS:
1:09 - Como é a experiência dos LGBTs aqui na cidade?
2:00 - Na sua opinião, o que os LGBTs precisam em termos de atuação poder público municipal – da prefeitura, da Câmara?
3:27 - O que significa a sigla LGBTQIA+?
5:58 - Você pode falar sobre a lei de sua autoria que propõe estabelecer no calendário de Valinhos o dia 17 de maio como o Dia Municipal de Luta contra a LGBTfobia?
6:50 - O que significa LGBTFobia?
8:30 - Pra você, qual a maior necessidade das escolas municipais no momento?
9:50 - Como você encara a forma que o ano letivo foi feito em 2021?
11:09 - E por fim, pode fazer um balanço da sua atividade parlamentar aqui nesse primeiro semestre?