O vereador Henrique Conti (PTB) denunciou, na sessão desta terça-feira (3), o despejo irregular de esgoto no Ribeirão Pinheiros. Segundo ele, a prática é frequente e já foi denunciada por diversas vezes, sem que nenhuma solução tenha sido tomada pelo Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos. Dessa vez, o vereador solicitou à Câmara que encaminhe ofício à Sanasa, em Campinas, e ao Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, para que esses órgãos tenham ciência do problema na cidade.
Na tribuna, Conti criticou o DAEV e a Cetesb, que, segundo ele, recebem todas as denúncias e não tomam providências. “Estou pedindo que seja enviado um ofício para a Sanasa e para o Comitê PCJ porque Valinhos despeja esgoto in natura no córrego e quem vai captar essa água para beber é 97% da população de Campinas (...) Eu quero que eles fiquem sabendo disso. Já que a Cetesb não toma nenhuma atitude, quero saber se a Sanasa não vai tomar. E o PCJ? Precisa ficar sabendo também”, afirmou.
Ao discutir um outro requerimento, o vereador também exibiu imagens que mostram o despejo de esgoto próximo à cancela do Jardim Bom Retiro. “Eu fiquei sabendo por uma denúncia, fizemos a reclamação no DAEV e, infelizmente, nada foi feito. Esperei, mas se passaram 15 dias e nada foi feito. O esgoto continua jorrando in natura no Ribeirão Pinheiros. Isso é lamentável”.
A Câmara recebeu a denúncia do vereador e encaminhará para os órgãos competentes.