A CPI da Covid se reuniu nesta sexta (23) e escolheu os vereadores Tolói (DEM) e César Rocha (DC) como presidente e relator.
A comissão parlamentar de inquérito foi criada para apurar se a prefeitura errou ou se omitiu no enfrentamento da pandemia de Covid-19 em Valinhos.
Compõem o grupo os vereadores Alécio Cau (PDT), André Amaral (PSD), Edinho Garcia (PTB), Gabriel Bueno (MDB), Mayr (Podemos) e Prof. Marcelo Yoshida (PT).
A próxima reunião acontece quarta, 28/07, às 14h, ocasião em que os parlamentares já planejam dar início à investigação.
Testes rápidos
A CPI foi criada após Tolói denunciar o descarte de 680 testes rápidos de Covid em posse do município. Os testes não foram usados e venceram em 31/03/2021. O vereador obteve a informação através de requerimento à Prefeitura.
No pedido de instauração da CPI, de autoria de sete vereadores, os parlamentares argumentam que há sinais de mal uso de recursos públicos no episódio.
“Constata-se a possível irregularidade dos gestores da saúde municipal na administração da utilização dos testes rápidos de Covid-19, vindo a causar a perda de grande quantidade dos testes, o que consequentemente implica em perda de recursos públicos, conduta passível de punições administrativas e legais. Nessa linha, a excelentíssima prefeita pode estar concorrendo com a violação dos princípios da Eficiência e demais princípios da Administração Pública”, escrevem os vereadores.