Pela primeira vez na história da Câmara de Valinhos, os vereadores se reuniram em uma sessão virtual na noite desta terça-feira (9). A inovação, implantada pela nova Mesa Diretora da Câmara, foi realizada para garantir a segurança dos parlamentares e dos servidores, além de dar celeridade aos processos, tornando as sessões mais ágeis e ajudando no enfrentamento da Covid-19. Os trabalhos, que duraram 3h30, transcorreram sem interrupções, e a avaliação dos parlamentares foi positiva.
O presidente da Câmara, vereador Franklin (PSDB), afirmou que a sessão só foi possível graças à colaboração de todos: vereadores e funcionários do Legislativo. “Nós podemos agora intensificar os nossos trabalhos, para que possamos ter, além de sessões ordinárias, as sessões extraordinárias e discutir as pautas, principalmente as relacionadas à pandemia”, disse.
Para minimizar os riscos de problemas técnicos durante a sessão, a presidência da Casa reuniu os vereadores em duas ocasiões para uma simulação. Nesses testes, os vereadores tiraram dúvidas, conheceram melhor o software e contaram com o apoio de profissionais da Câmara. Os servidores da área legislativa, TV Câmara e informática também puderam identificar problemas e solucioná-los antes da sessão. “É algo novo, então coloquei toda nossa equipe à disposição dos parlamentares para que eles também sentissem segurança. Hoje, pudemos ver na sessão que todos se saíram muito bem. É um marco de inovação para o Legislativo”, conclui o presidente Franklin.
As sessões virtuais fazem parte de um amplo projeto de modernização que está sendo implantado na Câmara. Já estão sendo estudadas a viabilidade de digitalização de todos os processos legislativos e administrativos da Casa e a assinatura digital dos vereadores nas proposituras. Nas últimas semanas, o presidente Franklin tem se reunido com servidores para discutir ações e cobrar formas para se tornar o trabalho da Câmara mais eficiente, ágil e prático.
A próxima sessão ordinária da Câmara acontece na terça-feira que vem, às 19h. Sessões extraordinárias também podem acontecer a qualquer momento, caso seja necessária a discussão de algum projeto em regime de urgência.