A Câmara enviou para a Prefeitura moção de apoio para que o Executivo atenda pacientes à espera de cirurgias eletivas e exames, usando parte da verba federal destinada ao combate à Covid-19. O vereador Israel Scupenaro (MDB) é autor do documento.
O governo federal pode enviar R$ 14,450 mi a Valinhos através do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus. O projeto de lei aprovado no Congresso diz que a verba deve chegar em quatro parcelas e ser destinada a ações para combater a Covid-19 e mitigar seus efeitos financeiros. A proposta aguarda sanção ou veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Cirurgias eletivas e exames estão suspensos na cidade desde março, quando a Prefeitura adotou medidas de quarentena. Para Scupenaro, a espera pelas cirurgias e exames coloca munícipes em riscos de morte.
“Muitas pessoas necessitam do atendimento, algumas delas, de atendimento que já aguardavam há muito tempo, e podem estar sendo prejudicadas ainda mais com o agravamento de suas condições clínicas, devido às paralisações que ocorrem na cidade”, escreveu o vereador na moção. “Mesmo os casos não considerados de urgência podem se tornar problemas ainda maiores pela falta do atendimento”.