Projeto aprovado institui Banco de Materiais de Construção em Valinhos

#PraCegoVer: Foto mostra o plenário da Câmara visto de cima. Nela se vê os vereadores sentados em seus lugares e parte do público presente

Foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça-feira (30) o projeto de lei que cria em Valinhos o Banco de Materiais de Construção, com o objetivo de ajudar a população de baixa renda que tenha sofrido com calamidades naturais ou que vive em moradias precárias. O texto é assinado pelos vereadores Mayr (PV), Alécio Cau (PDT), Franklin (PSDB) e Kiko Beloni (PSB).

 

De acordo com o projeto, o Banco ficará responsável por receber, armazenar e distribuir todo o material que ainda pode ser utilizado e que tenha sido adquirido pela Administração Municipal ou doado por empresas, ONGs e pela comunidade em geral. Se o texto for sancionado pelo prefeito Orestes Previtale (PSB) e virar lei, a legislação ainda deverá ser regulamentada pelo Poder Executivo.

 

Segundo o vereador Mayr, um terço do material de construção civil é desperdiçado. “Tem muitas pessoas que têm materiais inservíveis em suas casas: portas, janelas, que ficam se deteriorando. O projeto visa buscar todos esses materiais para que outras pessoas possam utilizá-los”, explicou.

 

O vereador Kiko Beloni sugeriu um aplicativo para colocar em contato pessoas que querem doar materiais e aqueles que querem receber. “Isso vai ser bom para a população e não vai ter descarte em qualquer lugar”, disse.

 

A vereadora Dalva Berto lembrou que já existe lei de sua autoria que criou o Bazar da Construção, mas que até hoje não foi colocada em prática pelo Poder Executivo. Em discurso, ela defendeu que as duas leis saiam do papel. “Quem sabe um dia a gente vai poder acompanhar o Bazar da Construção funcionando e o Banco de Materiais. É unir as duas coisas e ajudar as famílias”, afirmou.

 

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito.

 

 

Adote uma Placa

 

Também foi aprovado pelos vereadores o projeto de lei do vereador César Rocha (Rede) que pretende incentivar a sociedade civil, empresários e entidades a participarem da instalação de placas de denominação de ruas em Valinhos. A proposta é que em troca dos serviços de instalação e manutenção, o interessado use um pequeno espaço da placa para fins publicitários.