A Câmara dá mais um salto na inclusão social e agora possui intérpretes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) nas sessões ordinárias, extraordinárias e solenes. Quem acompanhou a sessão desta terça-feira (23) já notou a presença dos profissionais na tela da TV Câmara e no telão presente no plenário do Legislativo. A contratação da empresa responsável pelo serviço foi feita mediante licitação pública do tipo menor preço.
Segundo a presidente da Câmara, vereadora Dalva Berto (MDB), a tradução das sessões para LIBRAS visa à remoção gradual de barreiras de comunicação, a fim de promover o amplo e irrestrito acesso de pessoas com deficiência auditiva e/ou surdas no acompanhamento dos trabalhos legislativos.
Outras ações de inclusão foram adotadas pela Câmara nos últimos meses. O site do legislativo valinhense já conta com o link do sistema VLibras, que traduz conteúdos digitais em texto, áudio e vídeo de português para a Língua Brasileira de Sinais, e com a hashtag #PraCegoVer, que traz a descrição das imagens e fotos postadas no site para auxiliar pessoas com deficiência visual.