Os vereadores aprovaram por unanimidade, na sessão desta terça-feira (26), o projeto de lei do vereador Giba (MDB), que obriga a apresentação da carteira de vacinação no ato da matrícula de crianças nas escolas municipais de Valinhos, para verificar se as vacinas estão em dia. A proposta também exige que o candidato a uma vaga de emprego apresente a carteira dos filhos menores de idade para contratação nas empresas da cidade.
Segundo o vereador, a baixa procura por vacinas traz o risco do retorno de doenças já erradicadas para o Brasil. “O projeto vem ajudar no controle da vacinação das crianças. Ao longo do tempo, a vacinação vem diminuindo, apesar das campanhas que são feitas constantemente (...) A vacinação é uma medida importante contra as doenças”, disse.
A mesma opinião teve o vereador Mayr (PV). “A gente vive em um País em que as doenças estão voltando: sarampo, catapora, várias doenças, por falta de vacinação e responsabilidade dos pais”, completou.
O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Orestes Previtale (PSB).
Violência doméstica
Também foi aprovado por unanimidade o projeto de lei da vereadora Mônica Morandi (PDT), que dá prioridade às mulheres vítimas de violência doméstica nas vagas de emprego oferecidas pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e nos cursos profissionalizantes do Fundo Social de Solidariedade. O projeto estabelece que as empresas que vierem a contratar essas mulheres deverão manter sigilo sobre as condições de empregabilidade para preservação da integridade moral da vítima.
O texto segue para sanção ou veto do prefeito.