A Comissão de Higiene e Saúde da Câmara se reuniu nesta segunda-feira (29) com membros dos conselhos comunitários das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), com o secretário municipal Nilton Tordin e com integrantes da Secretaria Municipal da Saúde para um diálogo em torno dos problemas encontrados em UBSs. A reunião foi feita a pedido da vereadora Mônica Morandi (PDT), que preside a comissão na Câmara.
Nos últimos meses, a comissão apresentou requerimentos em plenário questionando e solicitando melhorias nos postos de saúde. Com as respostas em mãos, os vereadores decidiram reunir todos os envolvidos em uma reunião, como forma de aproximar os conselhos comunitários e os Poderes Legislativo e Executivo.
Representando a Câmara, além da vereadora Mônica Morandi, acompanharam as discussões o presidente do Legislativo, vereador Israel Scupenaro (MDB), os vereadores Mayr (PV), Edson Secafim (Progressistas), Mauro Penido (PPS) e um assessor do vereador Alécio Cau (PDT).
Comissão de Higiene e Saúde
A Comissão de Higiene e Saúde é uma comissão especial permanente, composta de cinco membros, que possuem mandato de dois anos. Ela é responsável por promover estudos, pesquisas, palestras, acompanhar as atividades da saúde no município, dar parecer a projetos submetidos a seu exame, receber denúncias, entre outras atividades.
Atualmente, fazem parte da comissão os vereadores Edson Secafim (Progressistas), Mayr (PV), Roberson Costalonga “Salame” (MDB), Dalva Berto (MDB) e a vereadora Mônica Morandi (PDT), que é a presidente.