Os vereadores aprovaram por unanimidade, na sessão desta terça-feira (5), projeto de lei da vereadora Mônica Morandi (PDT), que prevê prioridade no atendimento de pessoas com Diabetes na coleta de material para exames nas unidades de saúde públicas e particulares de Valinhos. Segundo ela, o tempo de espera prejudica o paciente, que pode apresentar quadro de hipoglicemia devido ao longo período sem se alimentar.
De acordo com o projeto, a pessoa com Diabetes poderá informar ao responsável pela coleta de material sua condição de diabético, apresentando atestado médico.
O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Orestes Previtale (PSB).
Informações nas UBSs
Também foi aprovado por unanimidade pelos vereadores o projeto de lei do vereador Kiko Beloni (PSB), que prevê a publicação dos nomes de todos os médicos que atendem em cada uma das Unidades Básicas de Saúde de Valinhos. A proposta, segundo o vereador, é que a informação seja colocada em cartazes colados em frente às unidades, em local visível ao público, contendo os nomes dos médicos com os respectivos números de inscrição no Conselho Regional de Medicina, especialidade, dias de atendimento e horário inicial e final do expediente de cada profissional.
Em discurso na tribuna, o vereador afirmou que o projeto cumpre o que dispõe a lei federal de acesso à informação. “Os usuários precisam saber quais médicos [estão na unidade] e quais suas especialidades, até para se programarem e não aguardarem atendimento com profissional errado ou em horário errado”, disse.
O vereador explicou ainda que algumas unidades de saúde do município já disponibilizam essas informações, mas que com a lei, todas serão obrigadas a cumprir a legislação.
O projeto também segue para sanção ou veto do prefeito.