Já está em vigor em Valinhos a lei que institui o Programa de Valorização de Protetores e Cuidadores de Animais Soltos ou Abandonados. A legislação é de iniciativa da vereadora Mônica Morandi (PDT) e, segundo ela, o objetivo é conceder alguns benefícios às pessoas e entidades que resgatam animais e cuidam dos bichos sem apoio financeiro do Poder Público.
De acordo com a lei, os protetores terão atendimento preferencial quando precisarem de serviço emergencial de primeiros socorros, avaliação clínica de animais tutelados ou recolhidos, vacinação antirrábica e esterilização, tudo de forma gratuita no Centro de Controle de Zoonoses, que é hoje o órgão responsável por esses procedimentos.
Para ter essa prioridade, a lei diz que os protetores deverão ser cadastrados pela Prefeitura e identificados com nome, comprovante de residência em Valinhos, documento com foto e carta de recomendação assinada por veterinário ou duas testemunhas que atestam conhecer o protetor e que sabem de sua capacidade e interesse no trato com os animais.
A lei está publicada na Imprensa Oficial do Município do último dia 9.