Já está em vigor em Valinhos a lei que prevê assistência psicológica gratuita a todos os profissionais da saúde que atuam na rede municipal. De iniciativa do vereador Kiko Beloni (PSB), a nova legislação dá prazo de dois anos para que o sistema de saúde comece a oferecer a assistência aos funcionários. Segundo o vereador, trabalhadores de locais como postos de saúde e centros de especialidades têm contato direto com a doença de outras pessoas, mas muitas vezes se esquecem de cuidar da própria saúde.
De acordo com a lei, a assistência psicológica será realizada na própria rede municipal, que irá disciplinar as condições para o atendimento, com a regulamentação da lei, o que ainda não ocorreu.
“Fatores estressantes e níveis de depressão e ansiedade em profissionais da saúde podem comprometer não só o desempenho das atividades laborativas, mas a sua vida de forma global, alterando sua existência entre os sucessos e fracassos dos relacionamentos com pessoas, em especial durante situações de crise, doença e morte”, justificou o vereador.
A nova lei foi publicada na Imprensa Oficial do último dia 10.