Os vereadores Franklin (PSDB) e Mayr (PV) apresentaram, na sessão desta terça-feira (7), projeto de lei que obriga a realização de cursos de primeiros socorros para as equipes que participam dos campeonatos oficiais de futebol. A intenção, segundo eles, é incentivar a atuação preventiva dos membros das equipes para que eles possam fazer um primeiro atendimento adequado, antes da chegada de médicos e enfermeiros.
Na mensagem que acompanha o projeto, os vereadores alegam que muitas competições são realizadas longe da região central da cidade, o que aumenta ainda mais o tempo de chegada das ambulâncias.
De acordo com o projeto, pelo menos dois membros de cada equipe deverão possuir o curso, sendo um atleta e um da comissão técnica. Os cursos deverão ser ministrados por entidades disponibilizadas pela Prefeitura, preferencialmente com a participação de profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ou do Corpo de Bombeiros.
O projeto também prevê a exigência da disponibilização de equipamento de reanimação cardiopulmonar nos editais de concessão dos campos e quadras municipais.
O texto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.