A lei que prevê em Valinhos uma campanha permanente para conscientizar a população sobre a depressão em crianças e adolescentes foi sancionada pelo prefeito Orestes Previtale (PMDB) e publicada na edição da Imprensa Oficial desta sexta-feira (1º). A lei tem origem em projeto aprovado na Câmara, de autoria do vereador Alécio Cau (PDT). Segundo o vereador, o objetivo é ampliar o acesso à informação sobre a doença, incentivar a busca pelo diagnóstico e tratamento de pacientes e capacitar profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde) sobre o tema.
De acordo com a lei, a campanha poderá ser feita por meio de palestras com profissionais habilitados, distribuição de panfletos e fixação de cartazes em locais de atendimento ao público.
Em discurso na época da aprovação do projeto, o vereador Alécio Cau afirmou que a depressão em crianças e adolescentes não é identificada com facilidade. “É uma fase de muitas mudanças hormonais nos adolescentes e, muitas vezes, um estado depressivo é atribuído como algo da idade e acaba sendo negligenciado”, afirmou, na ocasião.
A lei ainda poderá ser regulamentada pelo Poder Executivo.