“Quero parabenizar toda comunidade ítalo de Valinhos pela passagem do ‘65º Giorno della Repubblica Italiana’ e pelas comemorações dos 150 anos da Unificação da Itália. Afinal de contas, temos importantes referências sociais e culturais com os Italianos que aqui chegaram no final do século XIX”, justificou.
Segundo dados do vice-consulado italiano de Campinas, Valinhos é a cidade da região com o maior número proporcional de cidadãos italianos. Além disso, a grande maioria da população apresenta alguma descendência italiana.
Os primeiros italianos chegaram a Valinhos para trabalhar nas lavouras de café e, graças a suas habilidades, conseguiram rapidamente se aperfeiçoar na fruticultura após a crise do café nos anos 20. Foi graças ao amor à terra e a dedicação dos descendentes de Italianos que Valinhos mantém até hoje o título de Capital Nacional do Figo Roxo.
Conti pede que seja encaminhado ofício ao Consulado Italiano e as entidades italianas de Valinhos parabenizando-os pela passagem das datas.