A Câmara aprovou, na sessão desta terça-feira (1º), projeto de lei assinado por todos os vereadores que concede título de utilidade pública à Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Valinhos - a Rádio Valinhos FM. Representantes da rádio estiveram no plenário para acompanhar a votação. A partir de agora, o texto segue para sanção ou veto do prefeito Clayton Machado (PSDB).
Entre as vantagens de ser declarada de utilidade pública, o título permite que a associação se inscreva em editais, receba recursos públicos e tenha isenção de impostos.
O vereador Rodrigo Fagnani “Popó” (PSDB) destacou que o trabalho na rádio é feito por pessoas dedicadas que dão voz para a cidade de Valinhos. “A rádio leva à nossa comunidade os grandes feitos (...) Não se tem nenhum tipo de bandeira a não ser a da família valinhense”, disse.
A Rádio Valinhos FM nasceu em 1997 por iniciativa do então padre João Luiz Fávero, que fundou a associação comunitária com o objetivo de divulgar os acontecimentos da cidade. A rádio iniciou suas transmissões em 2002 e todo o trabalho é desenvolvido por um grupo de voluntários que mantêm programação ao vivo das 6h às 20h. Fora desse horário, a rádio transmite programação musical.
Pelos microfones da rádio, passam inúmeras pessoas ligadas a instituições, profissionais liberais, atletas, religiosos e políticos. “Sem sombra de dúvidas, a Rádio Valinhos FM é um marco em cidadania, cultura e jornalismo no nosso município”, afirmam os vereadores no projeto.