Câmara da Melhor Idade discute problemas com Telefônica e CPFL

A Câmara da Melhor Idade recebeu na tarde do último dia 16, representantes das empresas Telefônica e CPFL para tratar de assuntos que atingem diretamente os valinhenses como constantes problemas nas linhas telefônicas do município e a situação da fiação e cabos soltos em postes, observada em diversos postes da cidade.

O encontro foi conduzido pela presidente da Câmara da Melhor Idade, Vera Fritz, que iniciou a reunião relatando os constantes problemas de telefonia que os valinhenses têm enfrentado com a Telefônica como interrupções de ligações e a falta de assistência da empresa, após a reclamação ser feita por meio do serviço de call center. “Valinhos é uma cidade que tem uma população de mais de 106 mil habitantes, com projetos de crescimento populacional e prestação de serviços, possui em torno de 12 mil idosos, muitos deles não fazem uso do telefone celular e quando os seus telefones fixos deixam de funcionar ficam a mercê da sorte”, destacou a presidente.

De acordo com Vera, o assinante, depois do primeiro contato, recebe um número de protocolo, com a promessa de reparo em 24 horas, porém, muitas vezes isso não ocorre, o que acaba gerando reclamações no Procon (Programa Estadual de Defesa do Consumidor). “Neste mês foram em torno de duzentas reclamações. Ter um ou mais números de protocolos não significa ter o problema solucionado e, assim, telefones ficam mudos por uma semana, quinze dias ou meses”, revelou.  

A presidente ainda apontou que muitos dos problemas já foram diagnosticados pela conseqüência da desconexão de cabos que estão instalados nos postes da CPFL, e que a cada ação de troca de postes ou reparos em cabos de energia ou telefônicos, os fios ficam desalinhados e baixos, dificultando a passagem de veículos de grande porte e, ocasionando, a ruptura dos fios.

Diante dos problemas apresentados, o representante da Telefônica, Waldomiro De Gobbi Junior, iniciou sua fala apresentando vídeos do funcionamento dos serviços de telefonia e como os técnicos detectam os problemas até a solução dos casos.

De Gobbi também atribuiu as falhas no serviço telefônico ao furto de cabos telefônicos no município- que chegou a 2250 metros só em 2011- e também ao volume de chuvas que ocasiona muitos problemas para a operadora. “O volume de chuvas do primeiro bimestre foi 34 % maior que o planejado, o que impactou diretamente os serviços entrantes. Diminuímos com vendas e contratamos mais técnicos para resolver os problemas”, justificou.

Com relação aos fios soltos, o representante da empresa de telefonia atribuiu a situação à empresa CPFL que, por meio dos representantes Samuel Zordan e Clodoaldo Moya, discordaram da colocação apresentada. “Quando precisamos realizar alguma obra nos postes temos a obrigação de avisar o ocupante [Telefônica, Tv a cabo, Prefeitura] que deverá comparecer no dia, ou antes, para remover aquela rede para que a gente execute o serviço. Quando avisamos a Telefônica, raramente [os técnicos] aparecem”, rebateu Clodoaldo que é o responsável pela gestão de empreiteiras.

Presente, também, à reunião estava o vereador Israel Scupenaro (PMDB) e o diretor do Procon Valinhos, dr. João Maurício Ibañez,- que acompanhou a discussão ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Empresarial e Turístico, Carlos Tosto,  recebendo as reclamações da Câmara da Melhor Idade.

A presidente da Câmara da Melhor Idade, Vera Fritz, também formalizou seu pedido à Telefônica para atendimento prioritário ao idoso no que se refere ao reparo de linhas, baseada no Estatuto do Idoso que prevê atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população.

Outra reivindicação da presidente foi o pedido para revisão de contratação de empresas terceirizadas para realização dos serviços, que muitas vezes não prestam serviços de qualidade aos clientes. 

Ao final, De Gobbi encaminhou à Câmara da Melhor Idade uma minuta de projeto de lei que pede a proibição de comércio de fios de cobre na cidade.


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