Os vereadores devem discutir, na sessão desta terça-feira (14), moção de apelo do vereador Henrique Conti (PV) contra o possível loteamento da área da Fazenda Fonte Sônia, que foi ponto turístico da cidade durante anos. Embora exista pedido tramitando na Prefeitura para lotear a área, ainda é preciso mudar o Plano Diretor do Município, com a aprovação de dois terços dos vereadores, audiência pública e anuência dos Conselhos Municipais do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Urbano.
No documento que será apresentado pelo vereador Henrique Conti, ele sugere que seja enviado um apelo ao Comitê PCJ (das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e à Cetesb para que não aprovem o pedido de loteamento. Ele destaca que a área é de fundamental importância histórica e natural para a cidade, com a presença de mananciais, animais e mata nativa.
Além dessa moção, os vereadores também devem discutir a moção do vereador César Rocha (Rede), que solicita à Prefeitura que seja firmado convênio com clínicas e hospitais veterinários para a realização de um mutirão de castração de animais domésticos na cidade. Também relacionado aos animais, está na pauta a moção do vereador Israel Scupenaro (PMDB), que sugere a criação de um dia específico para atendimento, no Centro de Controle de Zoonoses, dos animais pertencentes a ONGs e órgãos de proteção animal do município.
Outra moção que deve ser discutida é a do vereador Veiga (DEM), que pede à Prefeitura que autorize a Guarda Municipal a colar o adesivo “Polícia” nas viaturas, para dar maior visibilidade ao papel que a corporação exerce na cidade. Com relação à segurança, o vereador Dinho (PSD) também apresenta moção sugerindo a implantação de um “botão do pânico”, que seria um dispositivo para ajudar mulheres vítimas da violência doméstica, permitindo acesso direto à Guarda Municipal.
A pauta completa da sessão pode ser conferida no site no link Ordem do Dia.
A sessão começa às 18h30 e tem transmissão ao vivo pela TV Câmara, nos canais 4 ou 99 da NET, ou pelo link TV Câmara.