Os vereadores discutiram, na sessão da última terça-feira, 14, requerimento do vereador Lobo (PDT), que questiona se a Prefeitura vai construir mais rampas de acesso para pessoas com deficiência em pontos da cidade. Durante a apresentação do requerimento, o vereador Rodrigo Fagnani Popó (PSDB) destacou que é preciso fiscalizar obras do município para garantir que elas contemplem a acessibilidade dos cadeirantes e de pessoas com mobilidade reduzida.
Popó afirmou que a preocupação do vereador Lobo “vem ao encontro dos anseios das pessoas que têm algum tipo de deficiência”. Para ele, é necessária a construção de rampas de acesso, mas elas devem ser feitas seguindo normas técnicas. “Levarei ao prefeito o pedido de mais fiscalização nas obras”.
O vereador Dinho (PCdoB) ressaltou que o requerimento reforça as moções que já foram apresentadas na Câmara, e que pediam obras de acessibilidade. “Tenho percebido que poucas rampas foram construídas nas faixas de pedestres (...) As pessoas com deficiência precisam de uma atenção especial para transitar nas vias públicas”, discursou.
Pacote de obras de R$ 253 mil
De acordo com a Prefeitura, várias obras para garantir a acessibilidade do município estão sendo construídas em parceria com o Ministério das Cidades. O projeto, no valor de R$ 253 mil, contempla a construção de rampa para rebaixamento de calçadas em 187 pontos, localizados na área central e em 43 escolas municipais e estaduais, além da Biblioteca Municipal Dr. Mário Corrêa Lousada.