A delegada dra. Ruth Daniel de Souza, é a nova cidadã honoráriado município. O título, de autoria da vereadora Dalva Berto (PSDB), foi aprovado por unanimidade na última sessão da Câmara, realizada dia 22.
Com a vida toda dedicada a Valinhos desde 1992 quando assumiu a Delegacia da Defesa da Mulher, a Dra. Ruth Daniel de Souza é um misto de policial, psicóloga e terapeuta.
Inflexível ao tratar assuntos de violência especialmente contra mulheres e crianças, Dra. Ruth se transforma ao deparar com as questões sociais que convive ao longo do seu trabalho.
História
Natural de Bragança Paulista ela é bacharel em Direito pela Universidade São Francisco da sua terra Natal. Antes mesmo da formatura começou a trabalhar no escritório de Advocacia do Dr. Valdomiro Paulino, montando a seguir em 1986 o seu escritório próprio.
Mas o seu grande sonho era a carreira policial. Prestou concurso, foi aprovada e freqüentou a Academia de Polícia, sendo a sua primeira nomeação para a Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher de Jaú, onde atuou por apenas três meses.
Passou por um novo desafio na cidade de Rio Claro, onde passou pela Delegacia de Polícia local de setembro de 1991 a junho de 1992, até ser transferida para Valinhos, onde além de ter sido a titular da Delegacia da Defesa da Mulher, inúmeras vezes substituiu o delegado titular.
Desde que chegou a Valinhos dra. Ruth se encantou pela Cidade, fixou residência no Parque Lauzane além de ter participado ativamente da comunidade, especialmente nas questões que envolvem a mulher, entre elas o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Ministrou também aulas de noções de Direito Penal para a Guarda Municipal; aulas de Direito Tributário em curso preparatório para exame da OAB e aulas de Medicina Legal em curso preparatório para concurso de Delegado de Polícia.
Alegre, descontraída, Dra. Ruth tem trabalhado intensamente nas causas femininas buscando não só o cumprimento das leis, mas as soluções aos problemas sociais que afetam as mulheres que são agredidas e maltratadas fisicamente por seus maridos ou parceiros.