A rede social mais utilizada no Brasil também pode ser fonte de informação. E é isso que os mais de 5 mil fãs do perfil da Câmara de Valinhos procuram na página mantida pelo Departamento de Comunicação do Poder Legislativo. Entre as cidades da Região Metropolitana de Campinas, a Câmara de Valinhos tem o maior número de seguidores: são 5.391 internautas.
Campinas, que é sede da região metropolitana e possui mais de 1 milhão de habitantes, tem apenas 618 seguidores na rede social. O número de Valinhos impressiona, já que a cidade tem pouco mais de 100 mil habitantes.
O segredo para atrair a população é a atualização frequente da página. Em Valinhos, o perfil da Câmara posta em tempo real todos os detalhes das sessões ordinárias. Dessa forma, a população pode acompanhar instantaneamente e de forma oficial tudo o que ocorre no plenário. Além da atualização minuto a minuto, todos os eventos realizados na Casa são noticiados nas redes sociais.
Os projetos de lei, requerimentos, moções e indicações apresentados pelos vereadores também têm destaque no perfil da Câmara. Em média, 19 posts são produzidos por semana apenas com informações sobre a tramitação de projetos. Para o presidente da Câmara, vereador Lorival Messias de Oliveira (PROS), o Poder Legislativo de Valinhos está antenado aos novos meios de comunicação. “Os cidadãos querem informação rápida e onde ele estiver. As redes sociais foram criadas para isso: aproximar e difundir informações sobre pessoas, organizações, empresas”, afirmou.
A diretora do Departamento de Comunicação, Denise Giunco, considera as redes sociais uma extensão do homem. “Praticamente todos os internautas têm uma conta nas redes sociais e é lá que passam a maior parte do tempo. Nós do Poder Público temos o dever de levar informação para os cidadãos”, disse.
A página da Câmara de Valinhos no Facebook é o www.facebook.com/camaramunicipal.devalinhos.
Estatísticas
As mulheres são as que mais acompanham as atualizações da Câmara pelo Facebook. Levantamento feito pelo Departamento de Comunicação da Casa mostra que 55% das pessoas que curtem a página são do sexo feminino.
Os dados que podem ser encontrados na própria rede social indicam ainda que 28% dos seguidores têm entre 25 e 34 anos. E engana-se quem pensa que todos moram em Valinhos. A maior parte está sim no município, mas também há pessoas de Campinas, São Paulo, Vinhedo, Hortolândia e outras cidades do estado.