Segundo Paulo Montero, o objetivo da sua Moção é sensibilizar as autoridades municipais da importância de um projeto voltado para a orientação dos valinhenses que usam os parques públicos para a prática esportiva. “Um programa dessa natureza pode auxiliar os que já praticam atividades esportivas e estimular àquelas pessoas que levam uma vida sedentária”, acredita Montero.
Na justificativa de sua Moção, o vereador afirma que: “trabalhos recentes demonstram que o impacto mais benéfico da atividade física ocorre quando esta é realizada regularmente e em intensidade moderada, o que facilita a adesão dos que têm pouca motivação para a prática de atividade física”. Para o vereador, estimular a população a desenvolver um estilo de vida mais ativo representa valioso instrumento à melhoria dos padrões de saúde.
A Moção também aponta que: “estudos epidemiológicos e experimentais evidenciam uma relação positiva entre a atividade física e a diminuição da mortalidade, sugerindo também um efeito positivo nos riscos de enfermidades cardiovasculares, perfil dos lipídios plasmáticos, manutenção da densidade óssea, redução das dores lombares e melhores perspectivas no controle de enfermidades respiratórias crônicas.
Além disso, vários destes estudos demonstram que em torno de 60% da população não exercitam o suficiente para derivar benefícios para a saúde e entre 25 a 40% da população adulta são sedentários.