Quem entrar na recepção da Câmara irá se deparar com um lindo móvel feito com madeiras recicláveis retirados da operação “Cidade Limpa”, uma espécie de cata-bagulho, realizada pela Prefeitura de Valinhos.
O projeto intitulado “Viver Valinhos”, com o tema "Pensar! Criar! Reaproveitar sempre!" e lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), tem o objetivo de reaproveitar materiais usados, com exposição de peças ornamentais, que estão sendo transformadas a partir de materiais descartados pela população.
O presidente da Câmara, vereador Lorival Messias de Oliveira (PT), foi de perto conferir o móvel e aprovou a ideia. “Esta iniciativa é de grande importância para a cidade, pois demonstra como podemos transformar lixo em peças úteis. Além de contribuirmos com a limpeza, estamos tornando algo inutilizável em algo útil. Serve de exemplo para toda a sociedade. É Valinhos no rumo certo da sustentabilidade”, disse.
"Viver Valinhos"
Sob a coordenação da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, o projeto envolve as diversas secretarias municipais, o DAEV (Departamento de Águas e Serviços Urbanos), o Fundo Social de Solidariedade e parceiros da iniciativa privada.
Amostras dos objetos recolhidos na operação "Cidade Limpa" que vão compor a exposição do "Viver Valinhos" estão sendo transformados pelos próprios funcionários das secretarias envolvidas. Já as 18 empresas parceiras ficaram responsáveis pela composição das peças confeccionadas a partir de pneus, caixas, tambores, pallets e sucatas.
Os objetos reaproveitados ficarão expostos em praças, órgãos públicos e no CLT, onde também será desenvolvido um trabalho educativo.