O prefeito Clayton Machado sancionou, na última terça-feira (28/05), projeto de lei do vereador Lorival Messias de Oliveira (PT) que obriga agências bancárias e financeiras a instalarem equipamentos de segurança. Porta giratória com detector de metais, câmeras de monitoramento e divisórias entre a fila de espera e os caixas serão, agora, obrigatórios.
De acordo com Lorival, a lei pretende reduzir os casos de assaltos e outros golpes, como a famosa ‘saidinha’. “Entendemos que antecipar aos fatos e atuar na prevenção dos crimes é a melhor forma de evitar o dano psicológico e as perdas pela ação de criminosos”, afirmou o vereador.
A lei determina que as câmeras de monitoramento devem ser equipadas com sensores capazes de captar imagens coloridas e com boa resolução, de modo que permita a fácil identificação dos criminosos. As imagens precisarão ser gravadas e armazenadas por pelo menos 24 horas.
O cliente também deve ter à disposição armários com chave para guardar objetos que sejam detectados pelos dispositivos de segurança das portas giratórias. As divisórias entre a fila de espera e os caixas eletrônicos também serão instaladas no autoatendimento. A altura dos biombos deve ser de dois metros.
Os estabelecimentos financeiros terão quatro meses para se adequarem à lei. Em caso de descumprimento, estarão sujeitos a advertências e multas.