A Câmara aprovou, na sessão desta terça-feira (23/04), projeto de lei, de autoria do vereador Dr. Orestes Previtale (PMDB), que denomina “Irene Speglich Tordin” a Rua Dois, do Bairro Samambaia. O projeto depende, agora, da sanção do prefeito.
Irene Speglich Tordin nasceu no dia 20 de junho de 1923, na cidade de Valinhos, então Comarca de Campinas-SP. Era descendente de imigrantes italianos, por parte de mãe, e austríacos por parte de pai.
Segundo o texto do projeto, a vida não foi fácil para Irene, pois sua saúde era frágil e aos 32 anos de idade ficou viúva e estava grávida de seis meses, esperando sua filha caçula.
Em meados de 1970, quando o Jardim Bom Retiro I foi construído e habitado, surgiu a Escola SESI 389, e no pátio celebravam-se as missas semanais para a comunidade.
Irene, que sempre foi católica devota, passou a frequentar as missas, mas a comunidade pleiteava local próprio que não fosse o pátio de uma escola. Com o grande esforço dessa comunidade, que se construiu a Igreja Beato José de Anchieta, no Jardim Bom Retiro II.
Irene viveu até os 86 anos, falecendo no dia 08 de Março de 2010.