Foi aprovado por unanimidade, na sessão desta terça-feira, 1º, projeto de lei da vereadora Simone Bellini (União), que sugere à Prefeitura medidas para incentivar a realização de cursos de primeiros socorros para motoristas e monitores que atuam no transporte escolar, em Valinhos. A proposta aprovada é que as aulas sejam promovidas por entidades privadas, instituições de ensino, associações, organizações não governamentais e demais interessados na qualificação dos profissionais.
Na mensagem que acompanha o texto, a vereadora diz que é comum muitos motoristas não terem treinamento adequado para agir em situações de emergência, como engasgos, desmaios, convulsões ou traumas decorrentes de quedas. “Diante desse cenário, torna-se essencial estimular a qualificação desses profissionais para que possam oferecer uma resposta rápida e eficiente em casos de urgência, reduzindo riscos e potencialmente salvando vidas”, afirma.
De acordo com a proposta, os veículos de transporte escolar cujos motoristas e monitores comprovarem a capacitação em noções básicas de primeiros socorros receberão um selo de reconhecimento.
O projeto também recebeu, posteriormente, a assinatura do vereador Kiko Beloni (Cidadania).
O texto segue agora para sanção ou veto do prefeito Franklin (PL).