Os vereadores aprovaram por unanimidade, na sessão desta terça-feira, 25, projeto de lei do vereador Rafa Marques (PL), que reconhece o "Tombo da Polenta" como Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade. O evento, que completa 10 anos de existência, é uma das mais tradicionais manifestações culturais do município, celebrando a gastronomia e as tradições da imigração italiana, e agora contará com um status oficial que garante sua preservação para as futuras gerações. O documento também recebeu posteriormente a autoria dos vereadores Edson Secafim (PL), Vagner Alves (Republicanos) e Kiko Beloni (Cidadania).
Idealizado inicialmente pela Paróquia São Cristóvão, o "Tombo da Polenta" teve seu primeiro evento realizado há uma década, resgatando as raízes culinárias italianas e promovendo valores de união, fé e fraternidade. Desde sua origem, a festividade se tornou um símbolo cultural de Valinhos, reunindo moradores e turistas da Festa do Figo em torno de um prato típico que transcende a gastronomia, representando a identidade e o pertencimento de toda a comunidade.
“O Tombo da Polenta é uma tradição que precisamos levar para outros lugares de Valinhos, outras cidades, outros estados. Que nós possamos nos debruçar para valorizar ainda mais a nossa cultura”, discursou o vereador Rafa Marques.
O vereador Thiago Samasso (PSD) destacou que a região já conhece o Tombo da Polenta. “É uma tradição. Quando chegamos às cidades vizinhas e falamos que é de Valinhos, as pessoas sabem que é aqui que tem o Tombo da Polenta”, disse.
“O Tombo da Polenta hoje se confunde com a Festa do Figo. A festa sem o Tombo da Polenta não é mais a Festa do Figo (...) Essa atração, a partir de agora, se torna um patrimônio cultural, celebrando a nossa tradição”, acrescentou o vereador Rodrigo Fagnani Popó (Republicanos).
O projeto segue agora para sanção ou veto do prefeito Franklin (PL).