Os vereadores aprovaram, na sessão desta terça-feira, 18, projeto de lei do vereador Rodrigo Fagnani Popó (Republicanos), que institui o Dia Municipal da Cultura da Paz, a ser comemorado anualmente no dia 30 de janeiro. A data foi escolhida em homenagem ao pacifista indiano Mahatma Gandhi, que foi assassinado neste dia, em 1948, e tem como objetivo promover a solidariedade, o respeito aos direitos humanos e a cultura de paz dentro da comunidade valinhense.
O projeto propõe uma série de ações educativas e preventivas para marcar o dia. Entre as iniciativas, estão a realização de atividades escolares, culturais, esportivas e artísticas, que envolvam toda a comunidade, além da promoção de palestras e debates sobre a prevenção da violência. Essas atividades terão como foco a disseminação da não-violência e a construção de uma cultura de paz no município.
A proposta também prevê a possibilidade do reconhecimento de cidadãos e entidades que se destacam pelo trabalho em favor da cultura de paz e da não-violência, com homenagens anuais no dia 30 de janeiro. O objetivo é estimular ações concretas e contínuas que contribuam para a construção de um ambiente mais seguro e pacífico para todos.
O projeto foi aprovado por unanimidade e agora segue para sanção ou veto do prefeito Franklin (PL).