O vereador Marcelo Yoshida (PT) é autor de um projeto de lei que cria em Valinhos o conceito de “Cidade-esponja”. A matéria prevê ações a serem desenvolvidas pela Prefeitura para tornar a cidade resiliente às chuvas intensas, evitando inundações e enchentes.
"Cidade-esponja" é um modelo de gestão de inundações e fortalecimento de infraestrutura ecológica e de sistemas de drenagem que busca absorver, capturar, armazenar, limpar e reutilizar a água da chuva como mecanismo sustentável de redução de enchentes e alagamentos.
“O desafio consiste em encontrar soluções para transformar a paisagem urbana em uma ‘esponja’, que absorva as águas em áreas livres ou construídas, recarregando os aquíferos e conduzindo os excedentes para áreas alagáveis ou alagadas”, explica o vereador.
Entre as ações previstas no projeto estão a instalação e construção de pavimentos de revestimentos permeáveis e/ou de estrutura porosa, teto-verde, valas de infiltração, bueiros ecológicos e jardins de chuva (pequenos jardins plantados com vegetação adaptada a resistir ao encharcamento e projetados para reter temporariamente e absorver o escoamento da água da chuva que flui de telhados, pátios, gramados, calçadas e ruas).
O projeto está em análise nas comissões internas da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.