Lorival questiona se política de mobilidade urbana está sendo cumprida no município

 

 

O vereador Lorival Messias de Oliveira (PROS) apresentou, na sessão desta terça-feira (8/10), requerimento questionando se a Prefeitura está cumprindo a Lei Federal que institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana. Uma das obrigações previstas na legislação é a necessidade de os munícipios com mais de 20 mil habitantes elaborarem Planos Diretores. Segundo o vereador, o não cumprimento do previsto na lei pode acarretar na perda de repasses de recursos da União destinados à mobilidade.

 

Lorival explicou que a lei estabelece o desestímulo ao uso do automóvel, as melhorias do transporte coletivo, o estímulo ao transporte não motorizado e a integração entre o uso do solo e dos transportes.

 

No requerimento, o vereador pergunta que medidas o município está adotando para atender à lei e se no Plano Diretor estão previstas ações para a volta do trem de passageiros à cidade.

 

O retorno do transporte ferroviário de passageiros é reivindicação antiga do vereador Lorival. Em agosto, ele - juntamente com autoridades da região - lançaram a “Frente Parlamentar Mista em Defesa do Transporte Ferroviário de Passageiros das Regiões de Campinas e Jundiaí”.  O objetivo é fazer com que o grupo, que luta pela volta do trem, tenha representatividade junto aos Governos Federal e Estadual.

 

Em reunião realizada no último dia 4, na Câmara de Louveira, a Frente Parlamentar já orientou os municípios da região a adequarem seus respectivos planos diretores e peças orçamentárias de acordo com as diretrizes estabelecidas na Política Nacional de Mobilidade Urbana.

 

Cookies.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência na navegação. Ao continuar navegando você aceita nossa Política de Privacidade

Aceitar e Continuar