Lei amplia conscientização sobre câncer de mama em homens

 

Foi publicada na Imprensa Oficial do último dia 29 a lei de iniciativa da vereadora Dalva Berto (MDB), que pretende chamar a atenção da população e do poder público para o câncer de mama em homens. O texto coloca as medidas para prevenção e conscientização do câncer como umas prioridades do Programa de Saúde do Homem, instituído por lei desde 2009.

 

Segundo a vereadora Dalva, a falta de informação sobre o câncer de mama masculino leva a diagnósticos tardios, o que compromete o tratamento. “Em 72% dos casos, a doença é descoberta apenas em estágio bem avançado, o que acaba resultando em uma taxa de letalidade muito superior à feminina”, explicou na época da apresentação do projeto.

 

De acordo com lei municipal, o Programa de Saúde do Homem deve oferecer atendimento multidisciplinar envolvendo as diversas doenças que atingem o público masculino, dando ênfase às campanhas educativas e esclarecendo sobre riscos, cuidados e medidas para prevenção. A lei é de 2009 e também foi proposta na época pela vereadora Dalva Berto.