Receber o cidadão com gentileza e resolver o seu problema: esse foi o mote do treinamento Atendimento ao Público: os Desafios do Setor Público, oferecido na manhã da última sexta, 25,no plenário da Câmara de Valinhos.
As cerimonialistas da Câmara de Campinas Camila Sanches, Erika Rolim e Barbara Souza ministraram o curso gratuito, organizado pela Escola Legislativa de Valinhos (Eleva). As três são profissionais de Relações Públicas e abordaram os temas comunicação eficaz e empatia com as pessoas atendidas, excelência no atendimento e habilidades interpessoais.
“Todo mundo dentro de um órgão público é importante; é uma peça fundamental no atendimento”, afirma a professora Bárbara. “A imagem e a reputação do órgão está na mão de todos que trabalham dentro daquele lugar”, complementa.
O presidente do Legislativo, vereador Israel Scupenaro, acompanhou parte do evento e destacou a importância da Câmara receber um curso sobre atendimento ao cidadão.
“Não tem lugar melhor da cidade para a gente falar da excelência no atendimento.”, afirmou Scupenaro. “A Câmara Municipal tem tudo a ver com o povo. Quando a população está com uma situação para resolver, não encontra a saída, enroscou, enrolou - ela vem procurar o vereador”, complementa.
Arte de atender
Os 75 servidores presentes no treinamento vieram dispostos a se aperfeiçoarem.
Teile Siqueira trabalha há oito anos como assessora parlamentar e hoje é chefe de gabinete da vereadora Monica Morandi. Veio ao curso para melhorar a arte da escuta.
“Às vezes a gente atropela as coisas. Quer resolver, mas não escuta, não entende a situação”, avalia. “A gente sempre tem algo a aprender para trazer uma qualidade melhor para o atendimento”, complementa.
André Saura coordena a divisão de atendimento ao cidadão na Secretaria da Fazenda e enfrenta desafios parecidos. O servidor conta que chega a passar 30 minutos explicando a complexa legislação tributária aos contribuintes e se esforça para prestar um serviço humanizado.
“A gente mexe com valores, com dinheiro, então não é um atendimento fácil. Ninguém chega à divisão feliz porque tem uma dívida”, explica. “Essa capacitação é para a gente entender melhor o caso de cada um e conseguir passar a mensagem mais correta”, acerescenta.
Ana Cláudia Marquardt atende os valinhenses no Paço Municipal e serviu no Fundo Social de Solidariedade por sete anos. Formada em Comunicação Social, fala de sua paixão por atender os munícipes.
“Eu me ponho sempre no lugar do cidadão que sai da sua casa e vai até a Prefeitura. Quero que a pessoa saia sorrindo”, diz.
O curso foi transmitido ao vivo e está disponível no YouTube da Câmara.