O vereador Marcelo Yoshida (PT) apresentou, na sessão desta terça-feira, 22, moção manifestando apoio ao prefeito Franklin (PL) e a autoridades de Brasília para que Valinhos seja contemplada no Novo PAC Seleções 2025, que vai liberar recursos para investimento na infraestrutura do DAEV, com ênfase no aprimoramento do tratamento de esgoto. A moção recebeu, posteriormente, a assinatura também do vereador Alécio Cau (PSB).
No documento, Marcelo explica que o DAEV já se inscreveu para conseguir dinheiro e ampliar a ETE Capuava, obra que é necessária diante de compromissos assumidos por Valinhos perante o Ministério Público e por causa do próprio crescimento da cidade.
“A expansão da ETE Capuava é um projeto essencial para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes de Valinhos, bem como para a preservação ambiental da região. A expansão desta estação de tratamento de esgoto contribuirá significativamente para a saúde pública, reduzindo a poluição dos recursos hídricos e promovendo o desenvolvimento sustentável. Se contemplada, Valinhos entrará num seleto patamar de pouquíssimos municípios que tratam a integralidade do esgoto produzido, destacando-se ainda mais no cenário nacional de saneamento”, afirma o vereador.
A moção foi aprovada por unanimidade.