Foi aprovado na sessão desta terça-feira, 15, projeto de lei do vereador Rodrigo Fagnani Popó (Republicanos), que garante a acessibilidade das pessoas com deficiência nos eventos públicos e privados que forem realizados em Valinhos. A proposta recebeu assinatura também dos vereadores Vagner Alves (Republicanos), Simone Bellini (União), Kiko Beloni (Cidadania) e Israel Scupenaro (PL).
Popó afirma que por mais que já existam leis no Brasil garantindo a inclusão das pessoas com deficiência, é importante que políticas públicas específicas sejam desenvolvidas para atender particularidades. “A proposta busca garantir a inclusão e a participação efetiva das pessoas com deficiência e seus acompanhantes em eventos culturais, esportivos e de lazer realizados na cidade, pela real promoção do acesso à cultura, ao entretenimento e à convivência social”, explica.
O projeto determina a obrigação de acessibilidade nos eventos, de forma que pessoas com deficiência consigam aproveitar o espaço da mesma forma que qualquer outra pessoa, incluindo o ângulo de visão, espaço para acomodação e quantidade de banheiros adequados.
O vereador Vagner Alves destacou que a Festa do Figo é um dos eventos que deve receber maior atenção. “Temos que ter esse olhar para que as pessoas com deficiência possam ir à festa e participar plenamente. Nós, pessoas com deficiência, estamos cansadas de ficar em cantinhos (...) O valor que se gastaria para garantir a acessibilidade não é nada exorbitante”, disse.
O projeto foi aprovado por unanimidade e segue agora para sanção ou veto do prefeito Franklin (PL).