Os vereadores aprovaram por unanimidade, na sessão desta terça-feira (2), projeto de lei que permite a entrada de animais de pequeno porte em hospitais de Valinhos para visitas a pacientes internados. O texto, de autoria do vereador César Rocha (Rede), prevê que os hospitais criem normas e procedimentos próprios para organizar o tempo e o local de permanência dos bichos. A entrada estará sujeita à autorização de uma comissão de infectologia.
De acordo com o projeto, as visitas deverão ser agendadas previamente, e os animais terão de estar com a vacinação em dia. No caso de cães e gatos, serão necessárias guias presas por coleiras ou, dependendo da situação, focinheiras.
O vereador César Rocha destacou a importância do texto aprovado. “Eu tenho certeza de que tanto para o animal quanto para o tutor enfermo, essa lei será muito benéfica. É uma legislação simples, mas importante para a causa animal”, afirmou.
A vereadora Mônica Morandi (PDT) elogiou o projeto e disse que os animais são importantes na recuperação do dono. “Esse projeto vem somar. Espero que a lei seja colocada em prática”, defendeu.
A mesma opinião teve o vereador André Amaral (PSDB), que afirmou ter conversado com profissionais da saúde. “No hospital da PUC tem o MediCão, que inclusive traz muitos benefícios de recuperação para as pessoas que têm vínculos afetivos com seus animais. Por isso voto favorável”, concluiu.
O vereador Israel Scupenaro (MDB) também discursou. “Quando o dono sofre alguma coisa, o animal quer ficar perto (...) O animal não vai chegar e entrar de qualquer forma, vai ter uma autorização (...) Acho muito importante essa ligação do animal com o dono”, disse.
O projeto segue agora para sanção ou veto do prefeito Orestes Previtale (PSB).
Cães de Guarda
Ainda na sessão, foi aprovado o projeto de lei da vereadora Mônica Morandi (PDT), que proíbe a contratação de cães de guarda para protegerem imóveis em Valinhos. Segundo ela, é comum relatos de maus tratos e falta de cuidado com esses animais. O projeto prevê multa tanto ao proprietário do imóvel quanto para o dono do cachorro que intermediar a contratação.