Projeto que proibia soltura de fogos de artifício com efeitos sonoros em Valinhos é arquivado

 

O projeto de lei apresentado pelo vereador César Rocha (Rede), que queria proibir a soltura de fogos de artifício e rojões com efeitos sonoros em Valinhos, foi arquivado na sessão desta terça-feira (29) após receber 11 votos contrários. A maioria dos parlamentares entendeu que o legislativo municipal não tem competência para regular a utilização dos fogos, uma vez que já existe lei federal tratando do assunto. O projeto não estava na Ordem do Dia, mas entrou em discussão a pedido do vereador Rodrigo Toloi (DEM)

 

Para o vereador Toloi, a aprovação do projeto poderia resultar em ações judiciais contra a Prefeitura. “Não posso votar um projeto inconstitucional. Se o prefeito não vetar, vão entrar com uma liminar e derrubar a lei”, afirmou.

 

Toloi citou o caso da cidade de Salto, onde projeto semelhante chegou a ser aprovado, mas tempos depois a Justiça suspendeu a aplicação da lei. “Isso é falta de responsabilidade [aprovar o projeto]. Prejudica comerciante da cidade, que tem sua empresa aberta, tem alvará, licença do Corpo de Bombeiros. Para você ter uma casa de fogos não é fácil. Tem uma licença muito rígida”, discursou.

 

Os impactos da soltura de fogos de artifício na saúde dos animais e da população, principalmente crianças, idosos e doentes, foram destacados pelo vereador Rodrigo Fagnani Popó (PSDB). No entanto, ele ponderou que a Câmara deve primar pela legalidade e defendeu que a soltura de fogos de artifício seja tratada por meio de campanhas de conscientização. “Não temos que caminhar para o lado da proibição, justamente para não confrontar com uma legislação maior (...) É muito melhor disciplinarmos através de campanhas educativas, conscientizando”.

 

O autor do projeto, vereador César Rocha, lamentou a não aprovação do texto. “Tenho certeza de que mais de 80% da população é contra a soltura de fogos de artifício com estampidos. É notório que a soltura é um mal tanto para os humanos quanto para os animais (...) Conseguimos aprovar esse projeto em Santos, Guarujá, Campinas. Será que queremos ficar olhando para a cidade vizinha?”, questionou.

 

 

Conscientização

 

Em Valinhos, existe a Semana de Conscientização sobre Fogos de Artifício, que é uma legislação dos vereadores César Rocha e Kiko Beloni (PSB), publicada e sancionada em abril deste ano. A ideia, segundo eles, é que sejam realizadas atividades na última semana do mês de novembro para conscientizar as pessoas que manuseiam esses produtos sobre os problemas causados pelo seu uso.

 

 

Placar de votação

 

A favor do projeto: César Rocha (Rede), Henrique Conti (PV), Mônica Morandi (PDT), Giba (PMDB) e Dalva Berto (PMDB).

Contra o projeto: Rodrigo Toloi (DEM), Rodrigo Fagnani Popó (PSDB), Roberson Costalonga “Salame” (PMDB), Edson Secafim (PP), Mayr (PV), Alécio Cau (PDT), Franklin (PSDB), André Amaral (PSDB), Kiko Beloni (PSB), Veiga (DEM) e Mauro Penido (PPS).

 

O presidente Israel Scupenaro (PMDB) só vota em caso de empate.

 

Cookies.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência na navegação. Ao continuar navegando você aceita nossa Política de Privacidade

Aceitar e Continuar