Vereadores aprovam projeto para criação de espaços de acolhimento para autistas nas escolas

 

Os vereadores aprovaram, na sessão desta terça-feira, 16, projeto de lei que cria espaços de acolhimento para autistas nas escolas de Valinhos. A ideia é disponibilizar uma sala preparada para receber e proteger a integridade física e mental de alunos e servidores com autismo. A proposta é de autoria do vereador Alécio Cau (PSB).

 

De acordo com o texto aprovado em plenário, o espaço de acolhimento deverá ter algumas características específicas como isolamento acústico, que iniba os ruídos da escola; iluminação com menos densidade e mobília planejada preferencialmente sem quinas ou ângulos de 90° que possam representar riscos.

 

“Além da disponibilização de cuidadores especiais, é preciso garantir que seja disponibilizado uma sala aos autistas, chamada “Espaço de Acolhimento”, para que nesse espaço tenham condições de se recomporem caso se desregulem em razão de fatores ambientais da escola”, explica o vereador Alécio Cau.

 

O projeto segue agora para sanção ou veto da prefeita Capitã Lucimara (PSD).

 

 

Maternidade e Responsabilidade Atípicas

 

Também foi aprovado na sessão projeto de lei do vereador Mayr (PSDB), que cria em Valinhos a Semana Municipal da Maternidade e Responsabilidade Atípicas, voltada à mãe ou responsável de filho ou dependente com síndrome rara ou deficiência. O objetivo é oferecer uma rede de apoio com conscientização e políticas públicas eficazes.

 

Caso o projeto seja sancionado pela prefeita e vire lei, a Semana Municipal da Maternidade e Responsabilidade Atípicas seria comemorada anualmente na terceira semana de maio.