Projeto aprovado prevê equoterapia na rede pública de saúde

 

Os vereadores aprovaram, na sessão desta terça-feira, 26, projeto de lei que prevê a criação do Programa Municipal de Equoterapia. O objetivo, segundo a autora do projeto, vereadora Mônica Morandi (MDB), é oferecer mais uma alternativa terapêutica para reabilitação de pessoas com deficiência.

 

A equoterapia é um conjunto de atividades realizadas com cavalos, sob orientação de uma equipe multidisciplinar. Estudos científicos comprovam sua eficácia na reabilitação física e emocional de indivíduos com diferentes condições. “Investir em métodos terapêuticos, como a equoterapia, pode contribuir significativamente para a redução de custos a longo prazo, reduzindo a necessidade de intervenções médicas complexas e prolongadas”, explica a vereadora.

 

Caso a lei seja sancionada pela prefeita Capitã Lucimara (PSD), a norma deverá ser regulamentada pelo Poder Executivo, que irá estabelecer os critérios de inscrição, seleção e acompanhamento dos participantes, bem como os requisitos das entidades parceiras.

 

 

Conscientização

 

Durante a sessão, os parlamentares também aprovaram dois projetos que buscam conscientizar a população sobre riscos e doenças. O primeiro, de autoria do vereador Alécio Cau (PDT), institui a Semana Municipal de Prevenção e Conscientização sobre os Malefícios do Uso de Cigarro Eletrônico.  A ideia é que as ações aconteçam anualmente na semana da segunda quinzena do mês de agosto.

 

Já o segundo projeto é do vereador Fábio Damasceno (Republicanos) e cria o Julho Amarelo, um mês de luta contra as hepatites virais.

 

Os dois textos seguem para sanção ou veto da prefeita Capitã Lucimara.