Projeto autoriza avanço de sinal vermelho entre 23h e 6h em Valinhos

#PraCegoVer: Foto mostra o vereador Henrique Conti sentado em seu lugar no plenário, prestando atenção na sessão ordinária.

O vereador Henrique Conti (PV) apresentou, na sessão desta terça-feira (4), projeto de lei que autoriza o avanço do sinal vermelho, no trânsito de Valinhos, entre 23h e 6h. Segundo ele, obrigar que o motorista aguarde por longos períodos para fazer uma travessia pode trazer risco de assaltos. Em Campinas, motoristas que avançam o sinal em determinados horários também são isentos de multa.

 

O projeto de lei é apresentado na mesma semana em que radares voltaram a funcionar em Valinhos. Ao todo são 19 radares de velocidade fixos, 6 de controle de avanço de sinal vermelho e parada sobre faixa de pedestres, 4 para avanço de sinal vermelho e velocidade e 3 lombadas eletrônicas. O Consórcio Valinhos Vias, formado pelas empresas Shempo Indústria e Comércio e Talentech Tecnologia, foi o vencedor de um processo licitatório e será responsável pela prestação de serviços de fiscalização eletrônica.

 

De acordo com o projeto, deverão ser instaladas placas nos conjuntos semafóricos, informando o horário em que os detectores de avanço de sinal estarão desligados.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.