Três novos cidadãos honorários receberão título na Câmara

A Câmara realiza sessão solene na quinta-feira (17), às 19h, para entrega de títulos de Cidadão Honorário a três homenageados: Antonio Soares Gomes Filho, Luis Roberto Roson e o Padre Sidimar Maximiano Barros. O título é a honraria máxima concedida pelo Poder Legislativo às pessoas que não nasceram em Valinhos, mas que contribuíram para o desenvolvimento do município em diferentes áreas. A cerimônia é aberta ao público e tem transmissão ao vivo pela TV Câmara.

 

Antonio Soares Gomes Filho ou ‘Tunico’, como é conhecido, tem 59 anos e nasceu na cidade de Getulina (SP). Morador há 37 anos do Jardim Paraíso, Tunico sempre esteve envolvido com a comunidade. Em seu bairro, participou da Associação dos Moradores, onde promovia a integração dos jovens em campeonatos de futebol e vôlei nas mais diversas categorias. Com o seu envolvimento no esporte, em 1990 fundou a Sociedade Esportiva Juventude, que desenvolve importante papel social no município. Na política, Tunico já foi vereador por duas legislaturas, de 2009 a 2016. O título de Cidadão Honorário foi proposto a ele pelos vereadores Israel Scupenaro (MDB), Dalva Berto (MDB), Roberson Costalonga Salame (MDB), Giba (MDB) e Mayr (PV).

 

Luís Roberto Roson tem 60 anos e é natural de Itatiba (SP). A história dele em Valinhos começou em 1985, quando se mudou para a cidade e passou a ter contato com voluntários da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), onde hoje é presidente. Sua longa trajetória na APAE foi marcada por inovações e melhorias no atendimento da entidade, o que resultou até mesmo na participação dele na Federação das APAEs do Estado de São Paulo. Roson também atua na mesa administrativa da Irmandade Santa Casa de Valinhos. O título de Cidadão Honorário foi proposto a ele pelo vereador Kiko Beloni (PSB).

 

O Padre Sidimar Maximiano Barros tem 34 anos, nasceu na cidade de Iretama (PR) e mora em Valinhos desde a adolescência, quando veio à cidade para ajudar a família nas lavouras de figo e goiaba. Em 2008, entrou para o seminário e quatro anos depois inaugurou a Paróquia Bom Jesus, no Jardim Maria Rosa. Como líder religioso, realiza obras de caridade e oferece apoio social e espiritual aos fiéis. O título de Cidadão Honorário ao padre foi proposto pelo vereador Kiko Beloni (PSB) e pelo então vereador Lorival Messias.