Presidente Franklin quer trazer escola pra dentro da Câmara com o projeto Jovem Vereador

#PraCegoVer: foto mostra o plenário da Câmara com os vereadores sentados em seus lugares.

 

O presidente da Câmara, vereador Franklin, quer aproximar os jovens de Valinhos da vivência política da cidade e, para isso, apresentou na sessão de terça-feira, 9, projeto de resolução que cria o programa “Jovem Vereador”. A proposta é trazer para a Câmara alunos do 9º do Ensino Fundamental e do Ensino Médio para simularem o trabalho legislativo, com a realização de sessões e discussão dos problemas do município.

 

O programa deverá ser organizado pela Escola do Legislativo da Câmara. No primeiro ano, apenas uma instituição de ensino deverá participar, indicando os alunos. Posteriormente, a participação será ampliada, abrindo a possibilidade para escolas públicas e privadas atuarem no projeto. A Câmara fornecerá a orientação e apoio técnico para auxiliar os jovens vereadores no desenvolvimento das atividades.

 

“Essa iniciativa seguramente proporcionará aos estudantes conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo, bem como irá estimular um relacionamento permanente dos jovens cidadãos com a Câmara Municipal”, justifica o presidente Franklin.

 

Alinhado à proposta do Fórum Valinhos 2030, Franklin também destaca que o programa “Jovem Vereador” usará como base os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. “Cada um dos participantes do programa Jovem Vereador adotará como agremiação partidária um dos eixos temáticos dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) pertencentes à Agenda 2030, desenvolvidos pela cúpula das Nações Unidas”, explica.

 

O projeto de resolução está em tramitação na Câmara e deve ser votado pelo plenário nas próximas sessões.