Ouvidoria da Câmara responde 100% das demandas recebidas em 2021

#PraCegoVer: Gráfico mostra o número de registros na Ouvidora da Câmara, sendo 2 elogios, 2 sugestões, 15 reclamações, 16 denúncias e 61 solicitações.

 

A Ouvidoria da Câmara de Valinhos, responsável por receber e dar andamento a solicitações, denúncias, reclamações e demais demandas da população, atingiu uma taxa de 100% de resolutividade em 2021. Ao todo foram 96 pedidos feitos pelos cidadãos nos canais oficiais, todos eles respondidos dentro do prazo legal.

 

O presidente da Câmara, vereador Franklin, comemorou os números, reforçando a aproximação do Legislativo com a população valinhense. “As pessoas estão participando cada vez mais, buscando respostas para demandas, fazendo seus pedidos e procurando essa que é a Casa do Povo. Fico muito satisfeito em ver o nosso trabalho dando resultado. A Ouvidoria foi montada e pensada para acolher toda e qualquer demanda, sempre com presteza, cordialidade, impessoalidade e transparência. Ver a nossa Ouvidoria dando resultados expressivos nos enche de orgulho e nos deixa com a certeza de dever cumprido”, afirmou.

 

De acordo com o ouvidor da Câmara, Nilcio Antonelo, dos 96 pedidos recebidos via Ouvidoria em 2021, 61 foram feitos pela plataforma Fala.BR, da Controladoria Geral da União. Outros 35 vieram direto pelo email ouvidoria@camaravalinhos.sp.gov.br. Os números ainda indicam que foram 61 solicitações, 16 denúncias, 15 reclamações, 2 elogios e 2 sugestões.

 

Por ter sido um ano com forte impacto da pandemia, muitos pedidos foram relacionados à Covid-19, abrangendo as áreas da Saúde, Cidadania e Assistência Social.

 

Assim que o cidadão registra sua manifestação na Ouvidoria da Câmara, ele passa a acompanhar todo o trâmite que dará resposta ao seu pedido. O ouvidor, ao receber a demanda, faz o encaminhamento aos órgãos competentes, seja da Câmara ou de outra área do município, para responder o munícipe sempre de forma simples, clara, concisa e objetiva. O prazo para resposta é de 30 dias.

 

O registro do atendimento pode ser feito de modo anônimo (quando o cidadão não informa a sua identidade e o meio de contato), sigiloso (quando o cidadão informa um meio de contato e solicita que seja guardado sigilo sobre a sua identificação) ou identificado (quando o cidadão informa um meio de contato e autoriza a sua identificação).

 

A Ouvidoria da Câmara pode ser procurada via email ouvidoria@camaravalinhos.sp.gov.br, e pelo Fala.BR (https://falabr.cgu.gov.br/publico/SP/VALINHOS/Manifestacao/RegistrarManifestacao).