Presidente da Câmara divulga nota sobre queimada na Serra dos Cocais

#PraCegoVer: Foto mostra vegetação com sinais de queimada em área verde.

Em nota, presidente da Câmara de Valinhos, vereador Franklin, lamentou o incêndio ocorrido no último sábado, dia 24, na Serra dos Cocais, classificado por ele como ‘mais uma catástrofe ambiental’.

Segue a nota:

Venho por meio desta, Nota lamentar o incêndio ocorrido no último sábado, dia 24, que acabou por atingir parte de nosso bioma mais importante, a Serra dos Cocais.

Soube da queimada por volta das 12h30, através de amigos que moram na região e, de pronto acionei o comando do Corpo de Bombeiros de Valinhos, bem como o Comando da Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil.

Novamente o incidente na Serra dos Cocais, como infelizmente anualmente acontece neste período de estiagem acabou por ser revestir em mais uma catástrofe ambiental e, desta vez com o fogo chegando perto de dezenas de casas e colocando também em risco a vida das pessoas.

Embora ainda não se saiba a causa do incêndio é de conhecimento de todos, que boa parte dos incêndios que atingem a nossa Serra dos Cocais todos os anos, é criminosa, causadas inclusive pela queda de balões. Soube mais tarde, que o grande incêndio atingiu o Parque Valinhos, Fazenda Veneza e Fazenda São Luiz, num total de 10 hectares.

A Serra dos Cocais, como disse é nosso principal bioma, patrimônio natural protegido por Lei, que precisa ganhar mais proteção. O bioma da Serra dos Cocais é composto por uma rica fauna e uma flora composta pelos últimos manchões de Mata Atlântica e uma paisagem única formada pelos campos de matacões – formações rochosas únicas.

O prejuízo ambiental causado por esse incêndio é incalculável e a natureza irá, em seu devido tempo, se recuperar. Contudo, precisamos lembrar que a estiagem ainda vai se prolongar pelos próximos meses e além do irreparável dano ambiental, a soma do tempo seco e sem chuva com a poluição causada pela fumaça das queimadas também traz graves prejuízos à saúde dos valinhenses.

Desta forma, evitar e conter as queimadas neste período crítico é também uma forma de beneficiar a saúde.

Por fim, quero aqui enaltecer e agradecer as pessoas do Corpo de Bombeiros de Valinhos, a equipe da Guarda Civil Municipal, da Guarda Ambiental de Valinhos, a Defesa Civil, os servidores das Secretarias de Obras e Serviços, de Mobilidade Urbana e aos inúmeros voluntários e voluntárias que se empenharam ao longo de todo o final de semana para debelar e controlar o fogo.