Nove novos vereadores tomarão posse na Câmara de Valinhos no dia 1º de janeiro do ano que vem. Dois deles já tiveram mandato na Câmara em outras legislaturas: Mauro Penido (PPS) e Dalva Berto (PMDB). Ambos, inclusive, chegaram a ocupar a presidência do Legislativo. Completam a lista dos novos vereadores Edson Secafim (PP), que foi o mais votado; Luiz Mayr (PV); Roberson Salame (PMDB); André Amaral (PSDB); Franklin Duarte (PSDB); Alécio Cau (PDT) e Mônica Morandi (PDT).
Das 17 vagas colocadas em disputa, oito serão ocupadas por parlamentares que foram reeleitos: Veiga (DEM), Scupenaro (PMDB), Toloi (DEM), Giba (PMDB), Henrique Conti (PV), Rodrigo Fagnani Popó (PSDB), Kiko Beloni (PSB) e César Rocha (Rede). Henrique Conti parte para o quinto mandato consecutivo; Scupenaro para o terceiro; e os demais vão para o segundo mandato.
As eleições foram marcadas pelo alto percentual de abstenções, que atingiu 20,64%, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral.
Dr. Orestes Previtale (PMDB), vereador mais votado da atual legislatura, foi eleito prefeito com 40,29% dos votos válidos e terá como vice a ex-vereadora Laís Helena (PMDB), primeira mulher vereadora e agora vice-prefeita na cidade.
De todos os partidos que conseguiram eleger vereadores para os próximos quatro anos, apenas o PP e o PPS não fazem parte da atual legislatura. No ano que vem, eles serão representados por Edson Secafim (PP) e Mauro Penido (PPS).
A maior bancada da Câmara ficou com o PMDB, do partido do prefeito eleito, que terá quatro vereadores. Em seguida vem o PSDB, com três. O PSD e o PROS, que juntos tinham três vereadores no Legislativo, não serão mais representados.
A posse dos vereadores eleitos e do prefeito ocorrerá no dia 1º de janeiro, às 10h, em sessão solene presidida pelo vereador mais votado dentre os presentes. Em seguida, os vereadores se reúnem para eleger a Mesa Diretora e o presidente que administrará a Câmara nos anos de 2017 e 2018.