O vereador Lorival Messias de Oliveira (PT) propôs, por meio de projeto de lei, que a Associação Beneficente Instituto Vida Renovada seja declarada entidade de utilidade pública. Se o projeto for aprovado, o instituto poderá receber recursos públicos para o desenvolvimento de atividades sociais. O texto foi apresentado na sessão desta terça-feira (13/08) e foi encaminhado às comissões permanentes da Câmara para elaboração de parecer.
Segundo Lorival, o projeto visa reconhecer o papel social que o instituto exerce na cidade. Ele destacou que a associação promove a inclusão social ao retirar moradores de rua e oferecer acompanhamento psicológico e assistencial. “Muitos dos que utilizam o instituto como abrigo já voltaram a suas famílias e estão trabalhando”, enfatizou o vereador.
De acordo com a justificativa do projeto, o Instituto Vida Renovada oferece mais de 150 atendimentos por mês, com almoço, jantar, café da manhã e roupas. Atualmente, o instituto sobrevive por meio de doações de pessoas ligadas a Igreja Presbiteriana Renovada, empresários e pessoas sensíveis à causa.
Campanha CPTM-Campinas
O vereador Lorival encaminhou requerimento à Prefeitura pedindo informações sobre a extensão das linhas dos trens da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – para atender a região.
Lorival disse que conversou com o diretor de planejamento da CPTM e o mesmo informou que enviou ofício para a Prefeitura solicitando detalhes sobre o Plano Diretor do município. No requerimento, o vereador questiona quando o documento foi recebido e se a Prefeitura já encaminhou resposta.
Para dar andamento à Campanha CPTM-Campinas, da qual o vereador Lorival faz parte, será realizada na próxima sexta-feira, 16, às 9h, reunião com autoridades para discutir a volta do trem de passageiros para a RMC. O encontro será na Câmara de Valinhos, que fica na Rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59 – Residencial São Luiz.