Cidade se une para recolher doações para desabrigados das chuvas

Assim como todo Brasil, Valinhos não reagiu indiferente à tragédia que atingiu a região serrana do Rio de Janeiro. Em vários cantos da cidade Igrejas, Centros Comunitários, Clubes de Serviços, Fundo Social de Solidariedade, políticos e grupos de jovens deram início à uma campanha de arrecadação.
Uma das iniciativas partiu do vereador Lourivaldo Messias de Oliveira (PT), que desde o final de semana está percorrendo os bairros da cidade com carro de som e dois caminhões convocando a população à ajudar. “Não podíamos ficar de braços cruzados diante de tamanha tragédia e povo valinhense está se mostrando muito solidário”, destacou Lourival.
Segundo ele, o grupo de voluntários que no final de semana chegou a 30 pessoas, está arrecadando alimentos, roupas e calçados. Após a arrecadação os alimentos são encaminhados para o escritório do vereador Lourivaldo no centro da cidade, onde são separados e transformados em cestas básicas. Já roupas e calçados são levados para um barracão onde os voluntários fazem uma triagem do material.
O grupo conta também com o apoio do Rigesa que está cedendo as caixas para embalagem de alimentos e das roupas e a Polícia Militar de Campinas cedeu a logística de transporte para as regiões necessitadas de São Paulo, especialmente Atibaia que é a cidade mais atingida pela chuvas na região.
Quem estiver separando roupas e alimentos e precisar que os mesmos sejam recolhidos é só ligar para o número 3327.7013 ou entregar os alimentos na rua 13 de maio, 630 – centro.
A Prefeitura criou esta semana  uma comissão  que será responsável por arrecadar donativos para as vítimas das chuvas  da cidade de Atibaia, uma das mais atingidas da região, e das áreas serranas do Estado Rio de Janeiro.
O Fundo Social de Solidariedade e a Defesa Civil de Valinhos estão coordenando os trabalhos que não têm data de encerramento definida. O CACC (Centro de Artes, Cultura e Comércio “Adoniran Barbosa”) está servindo como um grande centro de recebimento, triagem e embalagem de doações. Estão sendo aceitas doações de água potável, material de higiene e alimentos não perecíveis, principalmente aqueles que já vêm prontos.
As pessoas poderão entregar os donativos de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Não serão aceitas doações de roupas e calçados, por uma questão de logística e também por determinação do Governo Federal, que envia vestuários novos para as vítimas.
Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 3859-2055 ou pelo 199. O telefone do Fundo Social é 3871-2988.