Saiba quem são os vereadores eleitos para a legislatura 2025-2028

#PraCegoVer: Foto mostra a fachada da Câmara. Em uma estrutura com revestimento preto está escrito "Câmara Municipal de Valinhos" e ao lado está o brasão do município.

 

Dezenove vereadores foram eleitos para compor a Câmara Municipal de Valinhos a partir do ano que vem. Com a apuração de 100% das urnas na noite deste domingo, 6, ficou confirmada a reeleição de 12 parlamentares, o retorno de 5 vereadores e a chegada de 2 novos nomes para o plenário: Vagner Alves (Republicanos) e Jairo Passos (PL).

 

O vereador com o maior número de votos foi André Amaral (PL) com 2.145 votos, seguido de Alexandre Japa (PRD) e Mônica Morandi (PSDB).  Todos reeleitos. Também continuam os seus trabalhos na Câmara os vereadores Alécio Cau (PSB), Marcelo Yoshida (PT), Gabriel Bueno (MDB), Fábio Damasceno (Republicanos), Thiago Samasso (PSD), Veiga (PSD), Edinho Garcia (PRD), Henrique Conti (Republicanos) e Simone Bellini (União).

 

Com uma nova reeleição de Henrique Conti, o vereador continua sendo o parlamentar com o maior tempo ininterrupto em exercício. Seu primeiro mandato se iniciou em 2001.

 

A partir de 2025, voltam à Câmara vereadores que já atuaram no Legislativo, como Israel Scupenaro (PL), que já foi, inclusive, presidente da Casa; Rodrigo Fagnani Popó (Republicanos), Roberson Salame (PSD), Edson Secafim (PL) e Kiko Beloni (Cidadania).

 

Vagner Alves (Republicanos) terá seu primeiro mandato como vereador efetivo, mas já ocupou a tribuna como suplente no passado.

 

Jairo Passos (PL) assume pela primeira vez o mandato.

 

 

Representação partidária

 

Ao todo, 10 partidos conseguiram representação na Câmara na legislatura 2025-2028. O PL e o Republicanos contam com as maiores bancadas, com 4 vereadores cada um. O PSD vem em seguida, com 3 vereadores, e o PRD tem 2 vereadores. Os demais partidos elegeram um parlamentar cada um: PSDB, PSB, PT, MDB, Cidadania e União.

 

A posse dos vereadores eleitos e do novo prefeito, Franklin (PL), ocorrerá no dia 1º de janeiro, na Câmara Municipal.