Em sessão extraordinária, Câmara aprova contratação de agentes de saúde em seleção simplificada

Projeto da Prefeita com mudanças no Valiprev não foi discutido por falta de pareceres

#PraCegoVer: Foto mostra plenário da Câmara visto de frente, com vereadores sentados em suas tribunas. Por uma das janelas, ainda se vê a luz do dia.

Os vereadores aprovaram projeto da Prefeita Capitã Lucimara (PSD) que autoriza Valinhos a realizar processo seletivo simplificado para contratar 75 agentes comunitários para instalar o programa Saúde da Família em Valinhos.

 

A aprovação aconteceu na terça, 20, em sessão extraordinária convocada pela mandatária. Outros sete projetos de leis e de emendas, incluindo a proposta de separação de massa no Valiprev, não foram apreciados, porque não receberam pareceres das comissões da Câmara.

 

A prefeita já convocou outra sessão extraordinária para quinta, às 9h.

 

Saúde da Família                                                          

Os agentes comunitários de saúde fazem parte da equipe do programa Saúde da Família, que incluem ainda médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. De acordo com o projeto de lei aprovado na Câmara, eles podem ser contratados com base em uma prova e análise de títulos.

 

Os agentes deverão receber dois salários mínimos, financiados por verbas da união. O adicional de 20% de insalubridade é de responsabilidade da Prefeitura.

 

Segundo o vereador André Amaral (PSD), presidente da Comissão de Higiene e Saúde, a autorização permite à Prefeitura começar um projeto piloto de saúde da família no Jardim S. Marcos e no Parque Portugal.

 

“Essa é uma demanda muito antiga desta Casa. (...) O projeto que estamos aprovando aqui vai permitir a contratação de agentes comunitários de saúde pagos com verba federal”, afirmou André Amaral.